-
Arquitetos: ipv Delft ; ipv Delft
- Ano: 2012
-
Fotografias:Helibeeld, Andreas Secci, Henk Snaterse
-
Fabricantes: Pyrasied
Descrição enviada pela equipe de projeto. No verão de 2012, o escritório de design ipv Delft concluiu uma das mais comentadas pontes para bicicletas dos últimos tempos: a Hovenring, na cidade de Eindhoven, Países-Baixos. A ponte estaiada oferece aos ciclistas e pedestres um trajeto empolgante. Com seu impressionante pilar de 70 metros de altura, 72 metros de diâmetro, uma fina plataforma e iluminação marcante, a rotatória para ciclistas é um novo marco visual para a cidade.
Como um disco flutuante, a ponte de aço paira sobre o cruzamento entre a Heerbaan e a Meerenakkerweg, seu impressionante pilar marca o caminho de entrada das cidades de Eindhoven e Veldhoven. Havia uma passarela elevada que fazia este cruzamento, mas a construção de um conjunto habitacional nos arredores fez com que o cruzamento necessitasse se adequar ao tráfego crescente da região. Como o Conselho Municipal de Eindhoven não admitia passagens subterrâneas para ciclistas e também não queria uma rotatória no mesmo nível das rodovias, foi pedido aos especialistas em pontes do ipv Delft que pensassem em uma solução. Uma ponte circular estaiada logo apareceu como a melhor opção.
Structure
A ponte apresenta um pilar de 70 metros de altura, 24 cabos de aço e uma plataforma circular em aço. Os cabos são engastados na parte interna da plataforma, precisamente onde esta se conecta ao contrapeso circular. Deste modo previne-se a torção na plataforma da ponte. Os apoios em forma de "M" próximos aos vãos também garante a estabilidade do conjunto.
Um dos desafios do processo de projeto era a integração espacial. A infraestrutura e o conjunto de edifícios existentes definiram a inclinação das rampas de acesso à rotatória. Como o espaço era limitado, decidiu-se rebaixar um metro e meio o nível do cruzamento abaixo da ponte, permitindo uma subida confortável para os pedestres e ciclistas.
Feito sob medida
O processo de projeto e construção também apresentaram muitos desafios técnicos. O ipv Delft tinha uma ideia muito clara de como a ponte deveria parecer: nada mais que uma plataforma circular e um pilar bem desenhado. Dentre outras coisas, isto significava que o modo convencional de se engastar os cabos ao pilar não garantiria a aparência desejada, já que resultaria em um agrupamento de cabos próximo ao topo do pilar. Portanto, uma solução sob-medida foi projetada. O mesmo se aplica aos apoios em forma de "M" próximos aos vãos.
Projeto de iluminação
Coerente com a reputação de Eindhoven conhecida como "Cidade da Luz" (Eindhoven é a cidade da empresa Philips), o ipv Delft também desenvolveu o projeto lumínico para a Hovenring. Um dos principais elementos está integrado à plataforma circular. O espaço entre o contra-peso e a plataforma foi equipado com lamelas de alumínio, chapas translúcidas e tubos de luz, resultando em um visível anel de luz à noite. Em conjunto com o pilar iluminado, o anel de luz garante uma aparência espetacular para a ponte à noite. A iluminação funcional é integrada às pistas, onde LEDs iluminam a plataforma da ponte e asseguram o reconhecimento facial entre os usuários da ponte. Luzes anexadas aos cabos e na superfície interna do contra-peso circular iluminam o cruzamento abaixo. Tanto durante o dia quanto à noite, o pilar da ponte atrai olhares, espetacular em sua simplicidade.